sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Moraes enquadra a turma do fundão | Jornal Despertador 606 • 16/12


@blogdopannunzio

Este fio é para você, que teme tanto o descontrole das contas públicas no governo do @LulaOficial.


Os EUA, maior economia do planeta, fecharam 2021 c um déficit fiscal de quase 3 trilhões de dólares. Ainda assim, é para o dólar americano que corre todo investidor brasileiro inseguro.


A China, hoje a 2a. economia do mundo, fechou o ano passado com déficit de 335 bilhões de dólares. Não me lembro de nenhuma ameaça de fechamento das fábricas da Apple, por exemplo, nem de qualquer manifestação de temor de calote por parte de exportador brasileiro em função disso.


A Inglaterra, pátria do liberalismo, fechou o ano fiscal de 2021 acumulando um déficit de 421 bilhões de dólares. Alguém lá se descabelou por causa disso? E por aqui? Você ouviu alguma engravatado da Faria Lima desancando o governo britânico por isto?


A França, hoje a sexta economia planetária, fechou 2021 com déficit fiscal de 190 bilhões de dólares. E aí, Faria Lima? Vão deixar de tomar um bom Bordeaux por conta disso enquanto falam mal do dinheiro para os pobres que Lula pretende garantir?


A Alemanha, 4a. economia global, fechou 2021 c um déficit fiscal de 190 bi de euros. Nem p isto deixou de ser o grande parque industrial da Europa. E ainda acolheu milhões de refugiados. Alguém aí falou um A na Faria Lima antes de investir em euros p se proteger das intempéries?

Agora parem de dar ouvidos a essa gente reacionária e egoísta que clama por um teto para gastos sociais enquanto manda seu dinheiro para fora para protegê-lo dos progressistas. O choro é mimimi de quem adotou um lado, e com ele perdeu a eleição. Só isso, mais nada!

Fui conferir. A taxa de juros da Alemanha é de 2% para uma inflação de 7%. Negativa.

Pois é. Aqui, o BC independente paga 13,75% de juros para especuladores parasitas contra uma inflação de 5%. Me parece ser o contrário do que acontece na Europa. Ou será que eu entendi errado?

Enfim. Não dá para comparar endividamentos com taxas de juros tão discrepantes. Se houvesse taxas de juros negativas aqui, como na Alemanha, iria amanhã ao banco pedir emprestado 1 bi.

Sendo que aqui, temos uma classe de ricos predadores os cofres públicos e aí, meus queridos, Sim. Mas lembre que essa taxa aí vai incidir sobre a dívida que o governo vai fazer… E quando o governo tentou baixar à força a inflação disparou. ENTÃO O NEGÓCIO É PEITAR!

https://youtu.be/hrwDm4mj0d8

Nenhum comentário:

Postar um comentário