domingo, 10 de abril de 2022

Gritos de coragem! A luta indígena como referência política | Live do Pr...


Que pena não podermos conviver com pessoas tão sábias como o 
Edson Kaiapó e a Veronilce !

Renata Delduque

Sinto saudade do meu breve tempo entre os Tapirapé, no final dos anos 70, 
povo gentil e acolhedor. 
Fui adotada cerimonialmente por eles, que me deram o nome Porãke'i. 
Eu tinha 22 anos, estou com 65, mas lembro bem do privilégio da convivência 
com eles. Meu tamakorã se desfez com o tempo, mas ainda tenho o casco 
de tatu onde levava farinha de puba e o remo que fizeram para mim. 
É difícil transmitir a importância da terra para os povos indígenas para quem vê a 
terra como algo que se compra-vende. Os Tapirapé enterravam seus familiares no 
chão de terra da casa e as placentas, o ciclo da vida. São ligados a constelações e
 energia de animais que fazem parte daquele território. 
Com muita luta conseguiram a demarcação da terra, mas ela é continuamente invadida. 
Agora sofrem a cercania da fronteira da soja e a violência que ela traz.
https://youtu.be/c0TvTg1aWDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário